11 de agosto de 2011

A preparação de Claire

A caracterização da Claire, personagem central do livro,  é o exemplo de como fazer uma literatura engajada sem ser explícito, leia-se, chato. Houve uma preocupação em fugir do estereótipo da fragilidade e, por conseguinte, das idealizações que impõe à mulher um papel de perfeição. A Claire é irônica, divertida, desbocada, mas sem perder a elegância que lhe reserva um ar de autoridade. Provida de dores e amores, mas sem perder a calma e a praticidade; é assim que a vejo. Vale destacar a composição dada à ela e à sua trajetória na trama. Díficil não ver que todos os caminhos de sua vida a levariam até Craigh na Dun, o portal megalítico. Porém, é mais do que isso. Sua vida ao lado do tio arqueólogo fez com que transitasse no mundo como uma nômade. Experiência que lhe será vital após a passagem no círculo de pedras. Difícil não ver a influência do tio (que detestava conflitos pessoais, chapéus femininos) em sua vida. E se Claire teve jogo de cintura para enfrentar às Highlands dos idos de 1700s, foi graças ao seu tio Lamb que, muito habilmente, lhe mostrara a dureza da vida de arqueólogo. Além disso, o casamento com Frank, professor universitário, não a afastou da vida nômade, muito pelo contrário. E, claro, o seu  ofício de enfermeira na segunda grande guerra foi, sem dúvida, mais uma experiência desse intensivão que a preparou para o que estava por vir: A grande viagem.

3 comentários:

  1. Eu também estou a reler o livro. Já o li em inglês mas, felizmente, nos últimos meses foi publicado em Portugal!

    E é verdade, a Claire praticamente foi criada com todas as condições para viajar no tempo. Cresceu em condições difíceis (sim, que andar de um lado para o outro com a casa às costas não é fácil), aprendeu a grande arte da enfermagem (e que jeito lhe vai dar), interessava-se por botânica... E ainda sabe um pouco de história.

    ResponderExcluir
  2. Minha personagem favorita da série, mais até que o tão aclamado Jamie Fraser, muitas vezes tive vontade de dar uns tapas no Jamie... adoro a Claire, acho a personagem dela imensamente rica e muito bem construída... é a personagem feminina mais forte que já vi, mesmo às vezes ela sendo teimosa, como no primeiro livro, ainda assim, ela é minha personagem favorita de toda a série... eu perdoo todas as falhas dela, mais do que as falhas do Jamie.

    ResponderExcluir
  3. Sim, botânica, Whitelady. Bem lembrado! A publicação na língua pátria veio em boa hora, hein? Nada melhor do que reler a série. Uma ótima oportunidade para resgatar os melhores momentos e se ater ao que passou despercebido.

    Vane, a Claire é a minha protagonista preferida também. Ela é a mulher. Tem os seus defeitos e fraqueza, mas a fortaleza que é por dentro e por fora talve seja a sua redenção quase sempre. O Jamie é tão carismático e tem aquele ar de garoto torturado que nos leva realmente a passar a mão na cabeça dele. Mas, sem dúvida, ele é de arrancar os cabelos. Ih, vamos falar muito das pisadas de bola dele por aqui. Era para termos post novos, mas meu comput está me deixando na mão, dia sim, dia não. Pior que estou com medo do orçamento do técnico. Estou zerada esse mês...rs

    ResponderExcluir

Olá, Outlander! Seja bem-vindo. Deixe seu comentário que, assim que puder, eu respondo. Beijocas!