15 de agosto de 2011

Sr. Crook

Considerando o background científico da Diana Gabaldon, fato este que reflete e explica muito da sua escrita meticulosa, deduzo que nada do que é mostrado na trama esteja ali a esmo, sem um para quê planejado e definido. E saindo um pouco do enigmático primeiro capítulo (uma das melhores introduções de romances já feitas, na minha humilde opinião), eis que no segundo capítulo surge a figura misteriosa do Sr. Crook. Bom, além da importantíssima missão de mostrar a Claire alguma plantas raras da região, ele vai mais além. Ele se "encarrega" de apresentá-la à colina Craigh na Dun. E eu sempre me pergunto: foi de caso pensado ou mero acaso? Saberia o Sr. Crook de algo? 

Se lembrarmos que o combinado foi o de mostrar plantinhas para Claire, porque ele disse que pretendia mostrar-lhe Craigh na Dun depois do lanche? Foi o que ele disse. E se tomarmos a palavra pretender no sentido de " ter por objetivo", é possível que  de alguma forma ele tenha planejado o grande evento daquele dia? O fato de observá-la, com um sorriso afável, (Ou seria um sorriso de um sabe-tudo? Um sorriso em nada inofensivo?) circular por entre as pedras e tocar em uma delas não lhes parece sugestivo demais? E um senhor idoso subir e descer uma ribanceira íngreme é algo "sui generis"; como a Claire notara ao dizer que ele provavelmente tinha as pernas mais firmes do que as delas.

Sempre achei que aí tem.

A título de curiosidade aí vai o significado do vocábulo crook em inglês segundo o dicionário Michaelis:

crook
n 1 gancho. 2 curva, curvatura. 3 dobramento, arqueamento. 4 peça curvada. 5 cajado, bordão de pastor. 6 coll pessoa desonesta, trapaceiro, escroque. 7 genuflexão. • vt+vi 1 curvar, entortar. 2 curvar-se. by hook or by crook de qualquer modo. he has a crook in his nature ele tem maneiras esquisitas.

2 comentários:

  1. Por acaso nunca dei muita importância a esta personagem. Pensei que o facto de querer mostrar Craigh na Dun se devia simplesmente ao facto de os habitantes locais quererem mostrar sempre aos visitantes o que de mais curioso o local em que habitam tem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, WhiteLady, pode ser uma questão de interpretação pessoal mesmo. E lá na frente talvez se explique que o papel dele só seja mesmo o de um "guia". Mas eu cismei com ele...rs

    ResponderExcluir

Olá, Outlander! Seja bem-vindo. Deixe seu comentário que, assim que puder, eu respondo. Beijocas!