15 de janeiro de 2012

A atmosfera outlander

O adjetivo histórico atrelado a um romance carrega um peso em si mesmo que é a pergunta: Essa é a verdade histórica?

Mas será que é isso mesmo o que os leitores esperam?

Quando penso sobre isso, admiro ainda mais a autora pelo esforço de escrita desenvolvido. Lidar com o passado histórico sabendo que no presente ele estará sujeito a revisões requer coragem e empenho. Porque mais interessante do que pretender alcançar a “verdade” histórica, é reforçar a consciência histórica. Isso, sim, lança luz ao que é do nosso tempo e dá um gostinho especial à trama.

Estou falando da atmosfera outlander que coloca diante de nós seres humanos cotidianos; que nos faz compreender as razões e motivações que levaram os homens e as mulheres daquele tempo e lugar a pensarem, agirem e sentirem da forma como o fizeram.

Tudo isso me dá um baita gosto de ler a série.

2 comentários:

  1. Eu entrei em contato com essa série no finalzinho do ano passado. Gostei tanto que comprei a coleção. Eu adoro romances histórico (Umberto Eco é um dos meus autores favoritos), mas a Diana Gabaldon foca seu enredo nos sentimentos, como vc disse, nos leva a entender as ações do passado. E melhor ainda do ponto de vista de uma "moderna", o que facilita nossa percepção. Acho que seria bem mais fácil entendermos a história se soubéssemos das reais motivações, se estivéssemos dentro da cabeça dos homens e mulheres que estão nos livros. Nos tira daquela noção das entediantes aulas que tivemos um dia... Eu virei fã dela :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla! É isso. Com essa série, a DG nos brindou com o melhor da sua motivação para escrever. Torço para que ela se dedique mais e mais no exercício de contação de histórias. E, sim, é uma aula bem mais prazerosa, mais ligada à alma do que às datas, não é mesmo? Por isso nos encanta tanto. ;)

    ResponderExcluir

Olá, Outlander! Seja bem-vindo. Deixe seu comentário que, assim que puder, eu respondo. Beijocas!